título

ABC para estudar em Portugal

Estudantes de Cabo Verde em Portugal

Antes de arrumares as malas para a aventura que é o ensino superior, deves informa-te bem sobre os documentos necessários para viajar. Esta informação pode ser facultada junto da Direcção-Geral de Ensino Superior e ainda na Embaixada de Portugal, em Luanda.

Seguem alguns exemplos do que poderás precisar: comprovativo da vaga numa instituição de Ensino Superior em Portugal, o passaporte (c/ visto); boletim de vacinas, fotografias tipo passe (vais precisar de alguns), entre outros.

Antes de viajar procura entrar em contacto com colegas ou familiares (se tiveres) em Portugal que possam ajudar-te na chegada ao país estrangeiro.

Procura informar-te sobre onde fica a tua futura instituição de ensino. No portal Universia poderás encontrar a lista completa de Universidades existentes em Portugal.

 

Chegada a Portugal

A primeira coisa que o estudante deve fazer ao chegar a Portugal (antes de se dirigir à sua escola) é entrar em contacto com o Consulado de Angola a fim de efectuar a sua inscrição consular. Para tal são necessários:

- 2 Fotografias (tipo-passe)

-B.I. e Passaporte

-Declaração de vaga ou de matrícula no estabelecimento de ensino que vai frequentar

- Morada e telefone do encarregado de educação em Portugal (pessoa que assinou o termo de responsabilidade).

Para além da inscrição consular, o Departamento de Estudantes possibilita o registo do estudante no portal Porton di nos ilha, que é feita de forma presencial, mediante apresentação dos documentos acima referidos.


Cartão de Saúde

No Departamento dos Estudantes deverás solicitar uma declaração que te permita fazer depois a inscrição no Centro de Saúde da tua área de residência. Se não o conseguires fazer à partida, poderás faze-lo mais tarde.


Atestado de Residência
Deverás solicitar na Junta de Freguesia da tua área de residência, um Atestado de Residência, que lhe será útil nos contatos com as instituições portuguesas (SEF, Finanças, Escolas, Bancos, Centro de Saúde, …).


Finanças 
Numa repartição de Finanças da tua área de residência, deverás fazer o Número de Contribuinte. Poderás encontrar esta repartição numa Casa do Cidadão, por exemplo.


Faculdade
Na Secretária ou Serviços Académicos da tua faculdade deverás fazer a tua matrícula. Não te esqueças dos documentos de Cabo Verde com o comprovativo da vaga.


Transportes
Para poderes andar de forma mais económica dentro da cidade onde vais passar a viver convém fazer um passe para os transportes públicos. Nalgumas cidades existem passes para estudantes que são mais baratos. Informa-te dos preços junto dos serviços de autocarros ou metro da tua localidade.

Para te deslocares de uma cidade para outra poderás ir de comboio, em Portugal existe uma rede ferroviária que cobre quase todo o país. Encontronte os horários aqui. Ou podes ir também de autocarro. A Rede Nacional de Expressos é a companhia que cobre mais destinos a nível nacional.


Saúde

Com o documento solicitado no Departamento de Estudantes poderás fazer a tua inscrição no Centro de Saúde da tua área.

Para inscrição no Centro de Saúde é necessário:

- Declaração emitida pelo Departamento de Estudantes da Embaixada

- Passaporte com visto de estudo


- Pode ainda ser exigido comprovativo de residência: recibo de renda, água, luz, gás…


Banco

Na tua faculdade poderás ter um balcão de um banco que dá condições mais favoráveis aos estudantes. De qualquer forma poderás solicitar esta informação junto de outros bancos da tua área de residência. Várias instituições bancárias têm o serviço de cartão de débito para estudantes e o cartão ISIC (Estudante Internacional).

 

Residir em Portugal

Não te esqueças que uma vez por ano deverás renovar a tua autorização para estudar em Portugal. A marcação para a entrevista em que deve ser feita a solicitação é feita previante. Fica atento para não perderes o dia da tua marcação. Mais informação no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

 

Outras informações úteis:

 

Vagas para Portugal

No site da Direcção-Geral de Ensino Superior encontras a lista completa dos colocados paras o concurso de Vagas em Portugal .

Associação de Estudantes

Geralmente nas cidades onde há um número significativo de estudantes a residir há sempre Associações de Estudantes Cabo-verdianos. Nesta página na rede social Facebook poderás encontrar várias informações úteis sobre a comunidade de estudantes cabo-verdianos em Portugal.

 

Contactos úteis:
Embaixada de Portugal em Luanda– 00 244 222 333 435
Consulado de Angola em Lisboa - 00 351 213 602 060