título

Agentes educativos devem acompanhar dinâmica do mundo globalizado

A nova tendência educativa exige que os agentes da Educação devam acompanhar as dinâmicas do mundo globalizado, afirmou hoje, quarta-feira, em Luanda o secretário da Estado da Educação para o Ensino Pré-Escolar, Geral e Especial, Joaquim Cabral.

De acordo com o responsável, esta nova tendência exige também dos agentes comportamentos que permitam o diálogo e a socialização entre todos os intervenientes do processo educativo.

Joaquim Cabral, que falava na abertura das Primeiras Jornadas da Direccão Municipal da Educação no Kilamba Kiaxi, afirmou que o grande esforço e preocupação do Ministério da Educação é melhorar a qualidade de ensino, promover competências académicas e empreendedoras nos alunos e atraí-los à escola.

O Ministério, continuou, está também empenhado em aumentar os níveis de aproveitamento escolar e melhorar a qualidade de prestação de serviço.

Em relação à jornada, afirmou que representa uma parte do trabalho que deve ser desenvolvido pelos agentes para que os ajudem a impulsionar a pesquisa de praticas sustentáveis para a educação na busca de soluções para os problemas actuais das comunidades.

Augura que eventos do género se expandam, integrem vivências de todos os lados e permitam que se produzam profissionais empenhados e comprometidos para uma educação sustentável e de qualidade.

A jornada vai decorrer durante dois dias e visa reflectir sobre a situação actual da educação no município.

Consta da agenda temas como o estado actual e perspectivas de desenvolvimento da educação no município e factores de violência nas escolas do município: Propostas de Estratégias de Intervenção.


Angop|11.10.2018