título

Disponíveis 150 vagas na escola especial

Cento e 50 vagas estão disponíveis para o presente ano lectivo no complexo escolar do ensino especial, localizado no bairro 11 de Novembro, periferia da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.

Os dados foram avançados à Angop, nesta segunda-feira, pelo director da referida instituição de ensino, Afonso Kamalandua Tandu, no quadro dos preparativos do presente ano lectivo que arranca no próximo dia 01 de Fevereiro.

 

Informou que comparativamente ao ano lectivo 2018 verificou-se um acréscimo de 46 vagas.

 

O aumento do número de vagas deve-se à abertura, este ano, de uma turma da iniciação e outra da 7ª classe, esta última para atender os alunos que terminam a 6ª classe na instituição de ensino.

 

Explicou que a abertura de uma turma da 7ª classe resulta de um decreto do Ministério de tutela que autoriza as escolas de ensino especial a leccionarem até a 12ª classe para garantir a formação dos alunos portadores de deficiência.

 

“Vamos continuar abrir mais turmas na medida em que as nossas crianças vão transitando de classe”, disse.

 

A escola especial de Mbanza Kongo, a única existente na província do Zaire, foi aberta em 2012. Em 2018, a escola com sete salas de aula funcionou com 104 alunos, com um corpo docente constituído por quatro professores.

 

SAPO/Angop

15.01.2019