título

Estudante angolana recebe Prémio de Mérito da Marinha Portuguesa

A estudante angolana Suraia da Conceição Munguengue recebeu na noite de segunda-feira, em Lisboa, o Prémio de Mérito da Marinha Portuguesa, numa cerimónia que marcou as comemorações dos 113 anos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).

Suraia Munguengue foi distinguida pela sua dissertação de Mestrado, com o tema  “Desafios de Defesa Nacional: O Mar Angolano e os Contributos do Poder Naval (2002-2016)”,  no dia 17 de Maio de 2018, tendo obtido a classificação final de 18 valores.

De acordo com o regulamento, o prémio destina-se a galardoar anualmente a melhor dissertação de mestrado sobre temas directamente relacionados com o uso do mar e as suas principais envolventes.

Em declarações à Angop, à margem da cerimónia, a estudante salientou que é  fruto de muito esforço, empenho e dedicação.

“É um prémio individual, que em parte também é colectivo, porque para chegar aqui houve a contribuição dos professores da Universidade Técnica de Angola (UTANGA), que é a instituição que financiou a minha bolsa de mestrado. O ISCSP é uma casa centenária em que a investigação Cientifica é algo muito sério”, referiu.

Salientou ainda que a distinção representa para os angolanos que estudam na diáspora um exemplo e que sirva de experiência, augurando que desperte o interesse dos angolanos na investigação científica.

Referiu ser igualmente um prémio que vai servir o país, porque são estudos na área de estratégia de segurança e defesa.

“ O tema que está intrinsecamente ligado a questões sobre a defesa nacional no mar de Angola e, portanto, para mim é um reconhecimento e uma valorização do trabalho. Serve também de incentivo para os jovens angolanos para se dedicarem mais a investigação científica e as questões ligadas ao país”, referiu.

A sociedade, de acordo com a estudante, deve esperar do cidadão e, particularmente de Suarai Munguengue, um contributo nas mais diversas áreas.

Suraia Manguengue teve como orientadores do trabalho, a professora  Sandra Maria Rodrigues Balão e o chefe de Estado Maior das Forças Armadas Portuguesa, Almirante Silva Ribeiro.

Suraia da Conceição Munguengue é licenciada em Relações Internacionais, na especialidade de Economia Internacional pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA), e Mestre em Estratégia, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, no âmbito do Programa de Formação Docente da UTANGA.


Angop|22.01.2019