título

MED distribui equipamento de laboratórios no país

O Ministério da Educação (MED) vai distribuir, no presente ano lectivo, equipamento diverso a 90 laboratórios de química, física e biologia de escolas do II ciclo de ensino secundário das 18 províncias do país, anunciou hoje, quinta-feira, no Cuito, a ministra, Ana Paula Tuvange Elias.

A governante, que se encontra na cidade do Cuito para o acto central de abertura do ano lectivo 2020 a terl ugar na sexta-feira, 31,  a medida visa capacitar os educandos a articular as aulas teóricas com a prática, de modo a dotá-los de mais ferramentas para a sua aprovação técnico-profissional.

 

Para a ministra, tais equipamentos só serão montados nas escolas que oferecerem maiores condições infra-estruturais e de segurança, salientando que a ideia do MED é dotar todas as instituições de ensino médio com salas de laboratórios face a um financiamento previsto da União Europeia (UE), em montante não revelado.

 

Ana Paula Tuvange Elias defendeu a necessidade de os gestores escolares prestarem mais atenção à inspecção escolar, para se apurar a qualidade de conteúdos práticos a ser transmitidos.

 

Assegurou a contínua formação dos professores, começando por aprimorar os conhecimentos da língua portuguesa, matemática, inglês e as línguas maternas, a serem implementadas a partir do ensino primário de acordo as regiões.

 

SAPO/Angop

30.01.2020