título

Nova ministra da Educação elege qualidade do ensino como prioridade

A nova ministra da Educação, Ana Tuavanje Elias, elegeu hoje a qualidade do ensino como a sua principal prioridade numa área que disse ser “fundamental, mas que está numa situação crítica”.

Após a cerimónia de tomada de posse, hoje no Palácio Presidencial em Luanda, Ana Tuavanje Elias disse aos jornalistas que “há muitos desafios” a nível da Educação, que requerem o seu “empenho e atenção”, nomeadamente quanto à garantia da qualidade do ensino.

 

“Queremos apostar nesta vertente e zelar pela reforma educativa, em especial no desafio que representa a monodocência” (níveis de ensino com um só professor para todas as disciplinas) para “alavancar a qualidade do próprio ensino”, salientou.

 

Ana Tuavanje Elias afirmou que vai dar continuidade “ao que já foi feito e que deve ser aproveitado” e seguir adiante com outros projetos que possam ajudar na melhoria da qualidade do ensino, bem como na formação de professores.

 

A nova titular da pasta da Educação tomou hoje posse numa cerimónia em que o Presidente da República, João Lourenço, investiu também a ex-secretária de Estado das Finanças e do Tesouro, Vera Daves, como ministra das Finanças.

 

Foram ainda empossados Augusto Archer Mangueira, o anterior ministro das Finanças que passa a ser governador do Namibe, Osvaldo Victorino João, que vai ocupar o lugar deixado vago por Vera Daves, Franco Cazembe Mufinda, que será o novo secretário de Estado para a Saúde Pública e António Manuel, no cargo de vice-governador da Província do Bié para o Setor Político, Social e Económico.

 

SAPO/Lusa

10-10-2019