título

Procrastinação e Gestão do Tempo

talentcity

Um dos maiores problemas que se enfrenta enquanto estudante é o da gestão eficaz do tempo. É complicado, por exemplo, estudar com antecedência e acumula-se as fichas até ao momento que faltam apenas alguns dias para a avaliação.

Aí, estuda-se com muito afinco chegando a perder-se a diversão dos fins-de-semana e várias noites de sono para garantir que até ao dia do teste todas as fichas estão devoradas.

 

Em algumas situações, podes sentir-te tão pouco preparado e só vais parar a leitura das fichas no momento em que o teu professor entrar na sala de aulas com os testes para avaliação.

 

Há uma grande lição para aprender: Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje! E mais, Procrastinação é o ladrão do tempo. Quando adiamos a execução de coisas importantes e urgentes pensamos que amanhã teremos ‘feeling e time’ suficientes para a sua realização. Contudo, de repente apercebemo-nos que ficámos sem tempo, que temos ainda muito trabalho por fazer e, pior, que o prazo continua inalterado.

 

A procrastinação não afecta somente o trabalho da pessoa, mas também as suas emoções. Provoca o sentimento de culpa, de incompetência, stress e ou depressão. Em algumas situações, outros terão que interromper as suas actividades para acomodar a nossa emergência.

 

Entretanto, a boa notícia é que existe um grande antídoto para a procrastinação que é chamado Gestão de Tempo. Para que se torne eficaz, este antídoto requer Entrega e Planificação individual.

 

Provavelmente conheces a expressão Time Is Money. Em alguns momentos da tua vida já tentaste medir os custos provocados por procrastinação? Talvez não, mas esta prática pode ser equiparada de forma figurativa ao suicídio, a autodestruição é o resultado. Mais do que isso, afecta igualmente as pessoas ao teu redor e ao longo do tempo pode vir a tornar-se um vício.

 

Então vê como podes vencer este vício:


•    Quando tens uma tarefa que te parece bastante pesada ou complicada demais, comece-a imediatamente. Mesmo que tenhas que dedicar apenas alguns minutos, verás que terás algumas ideias que te encaminharão à solução;


•    Despende algum tempo preparando e planificando as tuas actividades;


•    Reparte a actividade em pequenas tarefas. Determina pequenas metas, por exemplo ler um capítulo, trabalhar por 45 min seguidos por 10 min de intervalo, etc;


•    Faz um cronograma para a execução da tarefa e coloca-o num local bem visível para que te sirva de lembrete;


•    Elimina todas as possíveis distracções ou, pelo menos, procrastina a sua realização para logo depois que terminares a tarefa primordial;


•    Pára de pensar no desconforto que terás de enfrentar enquanto realizas o trabalho. Pelo contrário, pense no prazer compensador que terás assim que tiveres terminado.

 

 

Sobre a Talent City

 

A Talent City (http://mz.thetalentcity.com/), unidade de negócio da Jason Associates, tem uma equipa totalmente dedicada a potenciar o teu talento, a esclarecer as tuas dúvidas e a dar-te a conhecer os melhores desafios e oportunidades para o teu desenvolvimento pessoal, académico e profissional. Procura-nos em moztalentadvisors@jasonassociates.com .Esperamos por ti!