título

Professores formados sobre prevenção de acidentes

Noventa professores de vários subsistemas da educação na província do Moxico começaram a ser formados hoje (terça-feira), no Luena, em Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes nas escolas, no âmbito do programa de Saúde Escolar.

Durante a acção formativa de três dias, promovida pelo Ministério da Educação em parceria com o da Saúde, os directores, subdirectores, coordenadores de turnos e de actividades extra escolares, professores de educação física aprenderão procedimentos de salvamento e outras técnicas de primeiros socorros.

 

Consta do programa de formação, noções de saúde oral e higiene pessoal, devendo no final serem entregues 16 kit de primeiros socorros em algumas escolas da província.

 

O evento formativo vai promover e garantir a protecção da saúde, bem-estar e o sucesso educativo das crianças, adolescentes e jovens nas escolas contribuindo para um ambiente saudável.

 

O assessor do programa de Saúde Escolar do Ministério da Educação, Jorge de Carvalho Dias dos Santos, disse esperar a aplicação das matérias, pois, a formação vai ajudar a salvar vidas nas escolas e nas comunidades aonde estão inseridos.

 

Informou que o programa, lançado a 22 de Abril do corrente ano, já formou em todo país, dois mil e 249 profissionais do sector da educação.

 

Por sua vez, o director do gabinete provincial da Educação no Moxico, Raimundo Ricardo, caracterizou o programa como sendo importante, acreditando que os acidentes, que merecem os primeiros socorros nas escolas, vão ser acautelados.

 

SAPO/Angop

17.02.2019