título

Professores qualificados ajudam alcançar excelência no ensino

O reitor da Universidade Katyavala Bwila (UKB), Albano Pereira, considerou hoje, segunda-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, a competência e as qualificações profissionais do docente de ferramentas essenciais para se atingir a excelência no ensino no país.

O reitor fez esse pronunciamento quando discursava na abertura do III Seminário Metodológico Integrador Angola/Brasil, que vai decorrer até 15 deste mês, tendo apontado as acções formativas, no ramo do ensino, de fundamentais para a capacitação dos professores.

 

Disse que as universidades jogam um papel importante para o desenvolvimento da sociedade, por isso essas instituições académicas devem se empenhar na capacitação dos professores, para melhoria da qualidade do ensino no país.

 

Fez saber que durante o seminário, os participantes vão partilhar ideias, trocar experiências e abordar a realidade do ensino da UKB e da Universidade Estadual do Brasil.

 

Apelou aos docentes nacionais no sentido de aproveitarem a experiência dos professores brasileiros, com vista a melhorar o seu desempenho, em busca da excelência académica.

 

Salientou que a melhoria da qualidade dos conteúdos, das metodologias, dos critérios de avaliação, da experimentação prática e da absorção de novas técnicas didácticas são os principais objectivos a serem alcançados no seminário.

 

Por seu turno, a coordenadora do grupo de professores brasileiros no encontro, Marinalva Barbosa, afirmou que sem docentes qualificados não há ensino de qualidade.

 

Exortou aos docentes a apostarem mais na formação académica e técnica.

 

No seminário, os delegados vão ainda debater temas como a variação linguística, a leitura, elaboração de projectos, formação inicial do educador de infância, a gramática, bem como os desafios e perspectivas do ensino em Angola e no Brasil.

 

 

SAPO/Angop

11.06.2018