título

Coisas criadas pelos egípcios que são utilizadas até hoje

Publicado dia 17 de Novembro de 2014 Voltar à página de Curiosidades

Se a primeira coisa que vem na tua cabeça, são pirâmides, quando pensas no Egipto, "Fica esperto", que tens muito que aprender. Vê a lista de algumas invenções criadas no Antigo Egipto e que ainda são usadas hoje em dia!

• Maquiagem para os olhos

Foram eles os precursores da maquiagem para os olhos, especificamente do delineador, tão usado hoje em dia pelas mulheres. Mas, naquela época, era uma coisa que os homens também usavam.
Conforme estudiosos, esse tipo de maquiagem surgiu por volta de 3 mil anos antes de Cristo e jamais “saiu da moda”. A diferença é que o pigmento usado por esse povo era feito a base de óleos, galena (sulfeto de chumbo), fuligem de carvão e minério de malaquita, se quisessem dar um tom verde à pasta.
Essa mistura foi chamada de Kohl ou kajal, como é mais conhecida. Muito além da beleza, essa substância servia também como proteção para os olhos dos antigos egípcios, devido a poeira e agressividade do sol

 • Calendário

Na época, para prever as enchentes do Rio Niloe evitar perda da colheita, criaram após muito estudo um agrupamento de três estações: inundação, crescimento e colheita.; sendo que cada um contava 4 meses e por sua vez, teriam 30 dias.

O ano, naquele período somava 360 dias. Só depois que passaram a acrescentar 5 dias, que eram encaixados nas temporadas de colheita e inundação, como feriados parque pudessem fazer adoração aos deuses.

 • Rebuçado de menta
No Antigo Egipto, usavam uma mistura de incenso, mirra, canela e mel que era moldada em bolas para ajudarem no combate o mau hálito,

 • Escova de dentes / Pasta de dentes

Consistia numa mistura com pó de cascos de boi, cinzas, cascas de ovos queimados e pedra-pomes. Devido ao sabor horrível, mais tarde, colocaram hortelã, flores secas de íris e grãos de pimenta, para melhorar.

 

SAPO Estudante

17.11.2014

Partilhe: Facebook Twitter