título

Para que serve a cera do ouvido?

Publicado dia 16 de Outubro de 2014 Voltar à página de Curiosidades

Vulgarmente conhecida como "cera de ouvido" é segregada através de glândulas sebáceas localizadas no canal auditivo externo, chamado de meato acústico externo. Esta secreção é produzida aos poucos e de forma completamente involuntária e espontânea.

 

Para que serve a cera do ouvido?

A cera do ouvido tem uma função anti-microbiana, ou seja, protege-nos de micróbios e bactérias do ar, que poderiam invadir o nosso organismo através dos ouvidos, caso não existisse qualquer protecção nos mesmos. Desta forma, a cera ou cerume, constitui uma barreira de protecção que tapa e lubrifica o canal auditivo. A sua consistência pegajosa "agarra" qualquer material estranho que tente entrar no orifício auditivo, evitando infecções e problemas de saúde.

Esta espécie de creme gorduroso e pegajoso, ajuda a diminuir infecções, como é o caso da otite externa aguda. Quando este problema surge, o doente sofre uma quebra da camada protectora do canal auditivo, a epiderme, muitas vezes causada por limpezas inadequadas do ouvido, com objectos que não são indicados para o efeito. 

Partilhe: Facebook Twitter