título

Por que as bolachas de água e sal têm furinhos?

Publicado dia 29 de Setembro de 2014 Voltar à página de Curiosidades

Praticamente todo mundo já comeu bolacha de água e sal. Embora não seja lá muito nutritivo ou uma parte importante de nossa dieta,  ele nos conquistou com seu sabor simples.  Ao comê-la acredito que tu já pensaste isso: afinal, por que as bolachas de água e sal têm furinhos?. Agora o Estudante vai dar-te a resposta: 

Não é porque a bolacha fica mais bonitinha assim. Não é questão de estética. Na verdade, se não fosse por esses furinhos, eles não assariam da forma correcta. Esses furos são feitos para que o vapor possa escapar durante o cozimento, o que permite que as bolachas continuem achatadas e sem muitas bolhas de ar, em vez de ficarem inchadas devido ao ar tentando sair. E os furinhos também fazem com que as bolachas fiquem crocantes.

Aliás, a distribuição dos furos nos biscoitos não é feita de forma aleatória; há todo um sentido por trás disso. A quantidade de furinhos depende muito do tamanho e do formato da massa. Se tivesse muitos furos e eles ficassem muito perto uns dos outros, isso resultaria em bolachas muito secas e duras, enquanto buraquinhos mais espaçados que o normal fariam com que bolhas (que são responsáveis por esfarelamento mais fácil) surgissem na superfície delas.

Partilhe: Facebook Twitter